Síndrome de Ramsay Hunt: o que é a doença que paralisou metade do rosto de Justin Bieber

Justin Bieber está com metade do rosto paralisado e apareceu nas redes sociais para falar sobre o assunto nesta sexta-feira (10). Em um vídeo de quase três minutos, o cantor e compositor revelou que foi diagnosticado com uma doença chamada de síndrome de Ramsay Hunt.

Segundo uma matéria do G1 sobre a rara doença que acometeu Justin, a enfermidade também leva nome de herpes-zoster do ouvido, é diferente da herpes-labial e é causada pelo mesmo vírus que provoca a varicela.

LEIA TAMBÉM:  Michelle publica primeiro vídeo após derrota do marido e gera repercussão

Além da paralisia facial, a sua maior característica são dores intensas no ouvido interno, local que a infecção atinge e acomete o nervo do rosto.

O que é a doença Ramsay Hunt?

O vírus da síndrome pode acometer áreas do rosto próximas aos olhos e os ouvidos, locais onde ficam o nervo facial que faz o controle das funções musculares que possibilitam os movimentos faciais.

LEIA TAMBÉM:  ‘Me ofereci para adotar a criança’, diz Leo Dias após ser criticado por expor a atriz Klara Castanho

Segundo Fernando Cendes, professor de Neurologia da Unicamp ao G1, os principais sintomas da enfermidade são as dores intensas no ouvido, a paralisia em metade ou todo o rosto e o surgimento de bolhas do lado de dentro ou fora do ouvido.

O que causa a síndrome?

O professor explica que a doença não tem causa genética e é mais comum de acometer pessoas com baixa imunidade, mas também pode atingir qualquer pessoa sem uma explicação. “Mas isso é mais raro ainda. Porém é algo que acontece”, garante.