A televisão brasileira já teve muitos entretenimentos e passagem de figuras importantes, marcando época, para quem pode ver ‘Os trapalhões’ em ação foi um enorme prestígio, eles paravam as tardes da família brasileira, com suas histórias para lá de atrapalhadas, e o quarteto logo ganhou o coração dos brasileiros.
No início, porém, era uma dupla, Dedé Santana e Renato Aragão, com o tempo outros dois humoristas se juntaram e fecharam o quarteto, formado com Antônio Carlos (Mussum) e Mauro Faccio Gonçalves (Zacarias). Juntos foram mais longe e o sucesso foi gigantesco na Record e principalmente na Rede Globo.
Mauro foi o ultimo ingressar na equipe e também o primeiro a sair. Muito se discutiu a respeito de sua morte repentina em 18 de março de 1990. O humorista tinha apenas 56 anos e passou alguns meses afastado da televisão. O último trabalho de Mauro como Zacarias foi no filme ‘Uma Escola Atrapalhada’, onde pareceu muito magro, o que levou suspeitas sobre a causa da morte do Trapalhão. As especulações nunca se provaram e o assunto voltou a ser comentado nos últimos dias por Dedé Santana.
Por isso em entrevista ao Podcast, o Dedé voltou a falar sobre o assunto e fez uma revelação chocante sobre o comediante, ele conta que o amigo não dava muitos detalhes sobre a doença e estava em regime na época, estava ausente do o grupo e só conversou com um membro da equipe.
Então, para voltar à gravação, os parceiros de Zacarias tentaram entrar em contato com ele e não conseguiram, então decidiram ir para a casa dele, ‘Ele já estava um pouco doente, fazia dieta maluca porque não queria engordou e parou de comer ‘, disse Trapalhão Dedé, e depois fez a revelação que marcou a todos.
No dia em que os dois decidiram ir ver o amigo pessoalmente e por ele estar ausente das gravações que estavam para começar, quando bateram na porta do amigo Dedé, ele conta o que aconteceu: ‘Quando ele abriu a porta, ele nos viu e não teve jeito … a pele e o osso ficaram desfigurados ‘, disse Dedé Santana.