Você sabe o que é amor? Será que é possível um amor durar para sempre? Confira;

O amor é um sentimento que ainda procura respostas para ser definido, diversos psicólogos, artista e escritores tentaram definir o amor, porém nunca chegaram a um decisão unanime, assim deixando para a interpretação das pessoas o que seria esse sentimento.

O que seria amor? Qual a sua definição?

Segundo o dicionário Michalis, existem mais de 10 significados diferentes da palavra, porém o mesmo resumidamente deixa claro que o amor seria um sentimento de atração acompanhado de um sentimento de amizade, ou seja, segundo o dicionário o amor seria uma fusão de emoções.

 

Segundo Eglacy Sophia, supervisora do setor de Amor e Ciúme Patológicos do Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso do Instituto de do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, o amor tem uma certa definição, mesmo sendo amplo no meio da psicologia, Eglacy faz a seguinte afirmação:

 

 “O conceito do amor é um dos mais amplos que existem. Mesmo dentro da psicologia, nós podemos contextualizá-lo de várias formas. O amor pode ser expresso para várias pessoas e atividades importantes da nossa vida”.

 

Quando podemos saber que o amor está na nossa porta?

Eglacy também conclui que muitos cometem o erro de confundir paixão com amor, a mesma diferencia os dois com conceitos simples:

 

“Não são todas as pessoas capazes de reconhecer o amor. Muitas o confundem, por exemplo, com paixão e acham que é quando têm um desejo muito forte por alguém. O amor, na verdade, é calmo, tranquilo, maduro, ele aceita o jeito do outro. Ele é seguro. E a pessoa que não tem toda a maturidade para saber diferenciar.”

 

“Quando saudável, o amor leva individualmente as pessoas ao crescimento, seja na vida profissional, financeira, familiar, até na saúde física. Quando o vínculo é patológico, a pessoa se sente estagnada, não caminha, porque ela coloca toda a vida no relacionamento, na queixa, na insatisfação, na idealização, tirando a energia no sentido do progresso individual”.

 

Mesmo um casal separado, é possível o amor continuar durando para a eternidade?

A psicóloga acredita nessa possibilidade, assim como os filmes e livros, porém a mesma também afirma que a chance de acontecer esse tipo de situação é extremamente pequena.

Enfim, existem diversas forma de sentir amor, por amigos, familiares ou esposos e namorados, o importante é se entender que o amor pode ser sentido de diversas formas independente da pessoa em questão, ainda continuamos sem resposta exata do que seria esse sentimento. Porém uma coisa temos em nossa mente, que o amor é o sentimento mais puro que podemos sentir