O telefonema proibido de Anna Carolina Jatobá na prisão

Segundo a reportagem da revista Época uma das mais famosas presidiárias do Brasil, Anna Carolina Jatobá, cometeu uma infração grave dentro do presídio de Tremembé localizado no estado de São Paulo. 

A detenta que cumpre pena acusada pela participação no assassinato de Isabella Nardoni. A garota teria sido jogada da janela do 6º andar do prédio em que residia o pai e a madrasta.

Condenada pelo crime juntamente a seu marido Alexandre Nardoni em 2008. Anna Carolina recebeu a pena de 26 anos e oito meses por homicídio triplamente qualificado e seu julgamento gerou enorme comoção em todo país.

Anna Carolina foi surpreendida enquanto realizada uma vídeo chamada com seus filhos, o que não é permitido pela administração da prisão.

Conforme a apuração da revista Época, o caso teria acontecido no fim de maio levando Anna a receber uma punição pelo ocorrido.

Antes do fato, Anna tinha o privilégio de realizar 5 visitas ao ano a seus familiares, o que legalmente falando é considerado regime semiaberto e como punição pela infração dentro da prisão foi revisto a regime de sentença e passado para regime fechado, não permitindo saídas para visitas pessoais.

Durante a pandemia do vírus Covid-19, os detentos foram autorizados a realizar vídeo chamadas com seus advogados para prosseguirem com seus processos. Anna teria aproveitado da circunstância para realizar chamadas com seus entes queridos.

De acordo com o SAP (Secretária de Administração Penitenciária de São Paulo), foram atribuídas aos advogados uma série de medidas de segurança para realização das vídeo chamadas, recebendo um email próprio com regras específicas para a atual situação. Foi utilizado para as reuniões o software da microsoft, Teams.

No entanto, antes dos presos usarem este computador, as videoconferências eram realizadas através de um celular, o qual Jatobá utilizou para falar com seus familiares. 

Dentro da prisão, Jatobá trabalhava como costureira recebendo um salário minimo mensalmente, após a infração além de perder o direito ao regime semiaberto Anna Carolina também perdeu seu emprego.