Incêndio atinge ala de Covid-19 em hospital de Aracaju e desespero toma conta; 4 pessoas morreram

A manhã da última sexta-feira (28/05), foi marcada com muito terror para os funcionários, e pacientes do Hospital Municipal Zona Norte Doutor Nestor Piva, em Aracaju. Acontece que um incêndio de grandes proporções, atingiu as instalações da unidade de saúde, inclusive da área que trata pacientes vítimas da Covid-19. Segundo informações, as chamas se iniciaram por volta de 6:30 da manhã, e logo foram se alastrando pela unidade, fazendo com que pacientes com Covid, fossem rapidamente evacuadas.

Segundo informações do G1, ao todo 4 pessoas morreram, e diversas pessoas ficaram feridas, ou inalaram fumaça tóxica e precisaram ser socorridas. Entre os mortos no incêndio, estão: Elenice Tavares dos Santos de 57 anos, Lídia Gonçalves Vieira de 77 , Nadja Maria Bispo de 49 e  Marília da Silva Medeiros de  70 anos.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde, informa que o incêndio já foi controlado pela equipe do Corpo de Bombeiros. Para controlar o cenário de remoção dos pacientes, equipes médicas montaram uma força-tarefa do lado de fora da unidade hospitalar. Além de atender as pessoas internadas, os socorristas prestavam apoio aos funcionários e acompanhantes, que inalaram grande quantidade de fumaça, e alguns passaram mal.

“Esse incêndio pode ser considerado de grandes proporções devido às consequências. O problema maior foi a quantidade de fumaça acumulada na área Covid e a retirada das vítimas, que estavam acamadas, e a organização da cena para a remoção até outras unidades hospitalares”, afirmou Breno Queiroz, capitão do Corpo de Bombeiros.

Uma das versões mais aceitas até o momento, é que o incêndio tenha sido provocado por uma pane, em um sistema de ar-condicionado, que fica no setor que atende pacientes vítimas da covid-19. Os pacientes que estavam internados na unidade, foram transferidos para outras unidades de saúde da cidade de Aracaju. Alguns pacientes sofreram queimaduras, e estão passando por tratamento para reverter os ferimentos.