Ex-morador de rua abandona vício em drogas, tira nota admirável na redação do Enem e escolhe faculdade

Aos 55 anos de idade, Alexandre Camilo viu sua vida ser transformada. Nascido no Rio de Janeiro, o home se mudou para a cidade de Fortaleza, com diversos sonhos no coração. O homem tinha o sonho de mudar sua vida, mas com um duro golpe da vida, ele acabou se tornando um viciado em drogas ilícitas e passou a ser um sem teto, vivendo do que a rua provem.

 

Felizmente a vida lhe proporcionou boas surpresas após passar tantas dificuldades. Alexandre se mudou para Teresina no estado do Piauí, e lá acabou se encontrando no caminho de uma pastoral, que mudou a sua vida. A Pastoral do Povo da Rua de Teresina, entidade credenciada à Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas do Piauí (Cendrogas-PI), acolheu o homem, e ele acabou se tornando um voluntário, se afastando em fim do mundo nefasto das drogas.

Alexandre já havia se graduado na faculdade, antes de ir para Fortaleza e morar nas ruas. Ele cursou Biologia na  Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e fez mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar. No ano passado, o homem decidiu prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e isso lhe rendeu mais oportunidades de crescimento.

Após tirar incríveis 920 pontos na redação do exame (que vale 1000 pontos), que é uma nota altíssima e muito difícil de ser conseguida, Alexandre revela que quer cursar licenciatura em Letras Português e, posteriormente, vai ser professor. O homem também se casou, e se encontra muito feliz ultimamente. Ele também revela, que quer continuar sua carreira como escritor. Alexandre já tem um livro de sua autoria publicado.

Eu sou autor de um livro de poesias, lançado em 2020, e estou com outro quase pronto. Agora eu vou ter a possibilidade de entrar novamente na universidade, melhorar o meu português. Estou correndo atrás dos meus sonhos: ter uma família e escrever”, contou ele esperançoso.