CNH Grátis 2021: DETRAN abre 5 mil vagas; inscreva-se

Uma noticia muito incrível para quem tem o desejo de fazer carteira de motorista mas não tem condições financeiras. Este ano as pessoas que tem uma baixa renda mensal terá possibilidade em fazer a sua tão desejada carteira de motorista.

Aliás essas pessoas poderão se inscrever no Programa Habilitação Social, na qual estará oferecendo cerca de cinco mil vagas. Esta iniciativa foi toma pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF).

Bem como para você que se interessou nesta notícia as inscrições serão disponibilizadas a partir do dia 15 de fevereiro e o prazo será até o dia 16 de março. Inscrições serão feitas pelo site oficial (portal.detran.df.gov.br).

Será muito bem analisada a categoria de cada um dos participantes, vendo nas qual cada um se encaixa, seja na Cidadão Habilitado ou Estudante Habilitado.

Conforme os ganhadores cada um devera manter seu processo de habilitação no DF. Porém isso você não poderá transferi-lo para outra federação, isto porque os documentos poderão ser somente impressos no Distrito Federal.

Categoria do programa

Bem como esse programa é dividido em duas partes para serem aceitos, na qual o primeiro que foi nomeado como Cidadão Habilitado. Aliás a segunda parte que foi nomeada de Estudante Habilitado, com um total de cinco mil vagas ofertadas a essas pessoas.

Nas qual são 60% destinadas para o projeto no qual incluem estudantes. Somente 40% que estão sendo disponibilizados para o restante das pessoas que não estão estudando ou já terminaram o seus estudos.

Divisões das modalidades e quantidade de vagas

Primeira CNH na categoria “A” ou “B” – 40%;

Adição das categorias A ou B – 20%;

Alteração para as categorias C, D ou E – 20%;

Renovação da CNH – 10%;

CNH definitiva – 10%.

Requisitos

Então paras as pessoas que estão com desejo em fazer este programa prestem muita atenção nos requisitos. Que cada categoria está pedindo para que você possua os requisitos que possam serem compridos de maneiras ordenadas.

Afinal vamos lá então para a categoria Cidadão Habilitado você pode se escrever como beneficiário de programas sociais e pessoas com deficiências. Bem como todos os candidatos deveram ter uma idade cerca de 25 anos a cima e estarem inscritos no Cadastro Único.

Confira os requisitos

Saber ler e escrever

Residir no DF há pelo menos 2 anos

Não ter sofrido nenhuma penalidade decorrente de infrações de trânsito de natureza média, grave ou gravíssima. Afinal nos últimos 12 meses antes da inscrição

Ter CPF e RG

Ser maior de 18 anos

Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal

Bem como os requisitos na categoria Estudante Habilitado, cada um dos inscritos devem ser maior de 18 anos. Afinal todos devem ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM), e precisar ter estudo todo o seu ensino médio em escolas publicas ou ser bolsistas em universidades publicas.

Confiras as regras

Residir no DF há pelo menos 2 anos

Não ter sofrido penalidades decorrentes de infrações de trânsito de natureza média, grave ou gravíssima, no período correspondente aos 12 meses anteriores a inscrição no programa

Ser penalmente imputável

Não estar judicialmente impedido de possuir a CNH

Ter CPF e RG

Ter entre 18 e 25 anos

Precisa estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal

Afinal você tem que estar inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou ter participado dele no ano anterior ao de sua inscrição no programa.