Câncer de ovário: sintomas, diagnóstico e detalhes do tumor que acometeu Eva Wilma; 3º mais letal nas mulheres

Aos 87 anos de idade, a atriz Eva Wilma foi diagnosticada com um câncer de ovário, deixando seus fãs preocupados. A doença, é conhecida como uma das formas mais silenciosas da doenças, considerado o terceiro tumor ginecológico mais comum entre as mulheres, perdendo apenas para o câncer de mama e colo do útero, ele geralmente se manifesta no período posterior à menopausa, mas também pode acometer jovens em idade reprodutiva.

Eva está internada no hospital desde o dia 15 do mês de abril e está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Albert Einstein, que fica na Zona Sul de São Paulo. De acordo com seu boletim médico,  A atriz está com uma boa evolução, continua consciente e respirando espontaneamente. Ela deu entrada na unidade para tratar de problemas nos rins e no sistema cardíaco, e permanece lá até o dado momento.

É a segunda vez que a atriz é internada neste ano. Em janeiro, ela ficou 21 dias hospitalizada com pneumonia no Hospital Vila Nova Star, da Rede D’Or, também na Zona Sul da capital paulista. Na ocasião, ela permaneceu nove dias na UTI após apresentar dificuldade respiratória. Eva tem mais de 66 anos de carreira, e anda segue atuando até os dias de hoje. Na redes sociais, ela havia aparecido ensaiando para participar do filme “As aparecidas”, que conta sobra a histórias de algumas amigas em uma peregrinação de São Paulo para Aparecida.

A ciência não sabe determinar a real origem da enfermidade, porém alguns fatores de risco podem elevar as chances do desenvolvimento, como a obesidade, idade acima de 50 anos, sobrepeso e histórico familiar de câncer de mama e ovário. Não existe um exame preventivo específico. Por isso, os médicos recomendam que as mulheres façam visitas anuais ao ginecologista.

Os sintomas do câncer de ovário são: inchaço ou dor na região do abdômen, dor na pelve, sensação de inchaço constantemente, perda de apetite, compressão do estômago após alimentação, problemas gastrointestinais e mudança nos hábitos urinários. Por ter alguns sinais bem parecidos com outras enfermidades, o câncer de ovário as vezes pode acabar passando despercebido, mas causando grandes males ao corpo.