Após apontar que Lumena cometeu racismo reverso no BBB21, Ana Maria Braga se redime: ‘Errei’

Ana Maria Braga, é muito querida pelos telespectadores de seu programa, e pelos internautas. Seu programa matinal, faz parte da programação diária de milhões de brasileiros. Mas apesar de todo esse carisma, até mesmo artistas estudados como Ana Maria, cometem erros grotescos ao emitir uma opinião.

Na manhã do dia de hoje (02/03), a apresentadora começou seu programa emitindo uma nota de desculpas. Todo o problema aconteceu, após Ana Maria ter apontando um “racismo reverso” cometido por Lumena no Big Brother Brasil 21. Após emitir essa polêmica opinião, Ana Maria passou a receber uma série de mensagens, de pessoas tentando apontar o erro de sua fala.

As mensagens enfatizavam, que as atitudes de Lumena contra a brother Carla Diaz, não podem ser englobadas como racismo. A apresentadora disse: “Errei”. E após isso, começou a explicar o por que de sua fala errônea, e a justificar o seu erro. Ana Maria, enfatizou que antes de receber as mensagens de conscientização, passou a entender mais sobre o quanto sua fala estava errada. Ela também deixou claro, de que gosta de reconhecer os seus erros, pois assim tem a oportunidade de mudar.

A apresentadora contou, que seu equívoco aconteceu, ao acompanhar uma fala de Lumena com Fiuk, sobre o conceito de branquitude, ao se referir a Carla Diaz. A partir daí, Ana Maria passou a usar a expressão “preconceito reverso” compreendido pela maioria como “racismo reverso”. Após todo o problema, ela buscou por mais informações e reconheceu o seu erro.

Ana Maria disse que não fará mais o uso do termo. Reconhecer o erro, é uma passo muito importante para se haver uma conversa decente, e isso a apresentadora  aprendeu na pele. “Nesse assunto a gente é muito desinformado. Eu aprendi. A gente tem visto no BBB um conflito de ideias, mas isso é reflexo da dificuldade que a sociedade tem de lidar com essas questões. Já descobri uma coisa que não farei mais. Não faz sentido de usar expressão. Me desculpem, eu errei“, disse a apresentadora em seu programa.